sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Os Gladiadores do Altar



gladi2Rapazes, chamados de Gladiadores do altar, estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas, segundo o site da igreja. Um vídeo publicado pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) do Ceará na internet mostra um grupo de jovens marchando, batendo continência e gritando que estão "prontos para a batalha" durante culto realizado em Fortaleza. Os jovens fazem parte de um programa da igreja chamado Gladiadores do Altar, voltado a preparação de rapazes de "diversas idades para servir a Deus no Altar", segundo informa o próprio site da IURD. O programa, que é ligado a Força Jovem Universal, foi lançado no ano passado.
"O projeto realiza reuniões semanais com os rapazes que estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas, cumprindo assim o que Jesus disse: "Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura", diz o site da Universal. A igreja publicou o vídeo no Facebook no dia 15 de fevereiro e até o fechamento dessa reportagem tinha mais de 921 mil visualizações. As imagens não estão mais disponíveis no YOUTUBE na manha desta terça-feira, dia 3, pois foram bloqueadas pela Universal com base nos direitos autorais. Na gravação, dezenas de rapazes surgem marchando até o pé do altar, onde fazem uma espécie de juramento, no qual afirmam que "estão prontos para a batalha".
Aqui estão alguns links onde se pode ver a situação, que ainda nao foram bloqueados (24/03/2015 - 12h e 38 minutos)

- https://www.youtube.com/watch?v=1uDQbLjXdSE
- https://www.youtube.com/watch?v=mWoEYn-tJdY
- https://www.youtube.com/watch?v=ugV0WnzQLm4
"Graças ao senhor hoje estamos aqui prontos para a batalha, e decidimos a Te servir. Somos gladiadores do seu altar. Todos os dias enfrentamos o inferno confiantes em sua santa proteção.", gritam os jovens. Ao fim do discurso, perguntamos pelo condutor do juramento "o que os gladiadores querem?", eles repondem em coro: "O ALTAR, O ALTAR, O ALTAR."
Segundo a Universal, gladiadores do altar é um projeto de orientação e formação de jovens vocacionados para a propagação da fé cristã, que funciona desde janeiro de 2015.

A Igreja Universal esclarece

1. Gladiadores do Altar é um projeto da Igreja Universal do Reino de Deus de orientação e formação de jovens vocacionados para a propagação da Fé Cristã, que funciona desde janeiro de 2015.
2. A disciplina que o projeto Gladiadores oferece aos seus membros é apenas aquela espiritual.
3. Seus membros são voluntários da Força Jovem Universal, programa social que conta com milhões de jovens em todo o Brasil e em outros países e que desenvolve atividades culturais, sociais e esportivas para auxiliar no resgate e amparo de populações de rua, viciados, jovens carentes e em conflito com a lei.
4. A Força Jovem também promove campanhas de doação de sangue, de alimentos, roupas e livros para comunidades carentes e para clínicas de recuperação.
5. Realiza ações de conscientização e cidadania – como o incentivo ao jovem que obtenha o título de eleitor.
6. Oferece cursos profissionalizantes gratuitos a pessoas carentes e as encaminha ao mercado de trabalho.
7. Apoia socorristas em situações de emergência e tragédias, com a entrega de água, alimentos e outros materiais necessários.

Universal cria exército de “Gladiadores do Altar”. Para onde o Brasil caminha?
gladi3

O vídeo de um grupo de jovens em organização militarizada dentro de uma igreja evangélica é preocupante. Coloca em dúvida a laicidade do Estado e a influência que esse tipo de fundamentalismo religioso pode ter na sociedade. A Igreja Universal do Reino de Deus afirma que o projeto “Gladiadores do Altar” busca resgatar jovens em situação de risco e prepará-los para servir exclusivamente ao ‘Senhor’.
Projeto de recrutamento de jovens faz parte da Igreja Universal do Reino de Deus.
Circulam na internet vídeos polêmicos que mostram jovens marchando fardados e em posição de ordem em um templo religioso de uma igreja evangélica. No vídeo, eles recebem comandos de um suposto bispo da igreja, e respondem “o altar” a perguntas como “o que é que vocês querem?”. Até a representação de um ‘escudo militar’ com a sigla G.A (Gladiadores do Altar) é utilizada pelo grupo.
Em um dos vídeos publicados pela própria igreja no Facebook, está um que recebeu mais de 220 mil visualizações até o momento da publicação deste artigo. Nos comentários, é possível notar a preocupação de várias pessoas com o que seria a formação de uma ‘ditadura evangélica’ no Brasil. A semelhança com rituais praticados pelo exército de Hitler na época do Nazismo, ou mais atualmente pelo Estado Islâmico, cujas práticas principais são dominar o mundo com um só pensamento – que consideram o único verdadeiro – e aniquilar quem pensa diferente, também é lembrada. Foi manifestada preocupação com a força que uma alienação religiosa pode levar alguns a fazer em nome de ‘Deus’, como a formação de membros intolerantes como os de grupos que fazem o EI e Al-Qaeda.
Apesar de estarem num país laico, os cristãos estão constantemente envolvidos em problemas com o restante da sociedade no que se refere a restrição da liberdade com coisas que deveriam ser escolha de cada ser humano. Dentre as questões polêmicas está o reconhecimento de família somente como aquela formada entre homem e mulher. Os cristãos, principalmente, procuram evitar que casais homossexuais se casem ou adotem crianças, por exemplo. Mesmo aqueles que decidem não fazer parte de uma religião cristã são afetados pelos dogmas das igrejas, já que a bancada evangélica no congresso nacional pode sugerir a criação de leis para toda uma população com base no que acredita.
A Igreja Universal do Reino de Deus afirma que o projeto “Gladiadores do Altar” é um projeto que busca resgatar jovens de todas as idades em situação de risco e prepara-los para servir exclusivamente ao ‘Senhor’. A participação no projeto é opcional para aqueles que querem levar o evangelho deixado por Cristo há milhares de anos, em cumprimento ao registrado em Marcos 16:15: “Ide e pregai o evangelho a toda criatura.” A instituição religiosa diz ainda que ao invés de praticar a intolerância “o projeto realiza reuniões semanais com os rapazes que estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas”.

A sinistra milícia dos “Gladiadores do Altar”, a nova invenção da Igreja Universal
gladi4

Tudo o que é ruim sempre pode piorar. Você achava que a ascensão de Eduardo Cunha e da bancada evangélica era um passo rumo à Idade Média. Você não pensou que seria possível que uma estultice como o projeto que cria o Dia do Orgulho Hetero fosse ser desenterrada. Você não achou que voltasse à pauta o Estatuto da Família, que define a célula familiar como composta apenas de homem e mulher e que pode proibir casais gays de adotar crianças. Faltava um exército para os fundamentalistas.
Não falta mais, aparentemente. A Igreja Universal criou uma milícia estranhíssima chamada “Gladiadores do Altar”. Segundo o site da IURD, a iniciativa “visa formar jovens disciplinados e altamente preparados para enfrentar os desafios diários de ganhar almas e fazer discípulos”. Os “rapazes”, diz o texto, “estão dispostos a abrir mão de suas vidas para que outras pessoas sejam ajudadas”. A única exigência é “é ser batizado nas águas e ter desejo e disposição de servir a Deus e estar preparado para o que vier pela frente”. Não se sabe de quem foi a ideia, mas o autor merece o Oscar da falta de noção.
Em vídeos divulgados pela instituição, dezenas de jovens uniformizados aparecem marchando triunfais e repetindo as palavras de ordem de um pastor paramentado como rabino. Ao final, o líder pergunta aos homens o que eles querem. “O altar, o altar, o altar”, respondem, o braço direito estendido apontando para o dito cujo em cima do palco. O altar, no neopaganismo barato da Universal, tomou o lugar de Jesus Cristo.
Não é preciso ser muito esperto para enxergar uma semelhança sinistra com, na melhor das hipóteses, a sudação dos policiais do Bope e, na pior, o “Sig, Heil” nazista. O pessoal do Estado Islâmico ficaria orgulhoso.
O que estes cidadãos pretendem fazer para ganhar almas vestidos de Guarda Revolucionária é um mistério. A apresentação é cheia daqueles momentos em que o patético passa a dar um certo calafrio. Antonio Gramsci chamou os fascistas italianos que surgiam de “gente ridícula, do tipo que faz as notícias, mas não faz a história”. Deu no que deu. Sangue de Cristo tem poder.
gladi5

Fontes:

 http://brasil.estadao.com.br/
http://quemtemmedodademocracia.com/
http://www.universal.org/
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário