sábado, 17 de junho de 2017

Literatura sobre Magia e Ocultismo

Muita gente que inicia seus estudos sobre magia e o oculto fica perdida sem saber por onde começar. É o seu caso?

A verdade é que é fácil encontrar um monte de abobrinhas por aí, muitas vezes na forma de arquivos PDF mal traduzidos. Imagine uma universidade de magia. Não um curso de uma ou duas semanas, nem uma ordem iniciática com segredos ocultos, mas um estudo profundo de introdução, guia, iniciação e aprofundamento para os interessados em todo e qualquer aspectos importantes da antiga arte.

Abaixo, separei alguns títulos que considero essenciais para os adeptos/buscadores do tema, claro que não estão relacionados todos os livros, a lista seria imensa, pois existem obras excepcionais nesse campo. Mas os que relacionei, dá pra se ter um bom apanhado dos "Conhecimebntos Arcanos" e espero que sejam úteis na Senda do Cnhecimento de todos aqueles que por essas obras se interessam.

Criando Entidades Mágicas (David Michael) – Neste livro você aprenderá como criar uma entidade mágica e como usar esta entidade para lhe assistir em sua vida. Uma das primeiras coisas que precisamos fazer, antes de começarmos, é definir o que uma entidade é. Para os objetivos deste livro, o termo entidade poderia ser definido como: um princípio vital retido para dar vida a uma essência imaterial, que foi criada para ter uma auto-existência contida e distinta, com uma realidade conceitual, pelo esforço deliberado da segregação de pensamentos e emoções personificados. Em outras palavras, você possui a capacidade de criar um “ser”, a partir dos pensamentos e emoções de sua mente consciente, e por seu comando este “ser” atuará para manifestar seus desejos. Uma entidade une a essência do resultado pretendido com o da pessoa que criou a entidade. Ao contrário de algumas formas de trabalhos mágicos, tal como a criação de um talismã, entidades são e estão conscientes do seu ambiente e entendem o sentido do seu propósito..

A Cabala Mística (Dion Fortune) – a Kabbalah é um dos principais sistemas de correspondências simbólicas da Magia Ocidental. Provavelmente por seu caráter abrangente e profundo. Esse é um dos principais livros sobre o assunto, escrito por quem entende. A Kabbalah atual, usada a torto e direito por magos e aspirantes a mago pelo mundo, pouco tem a ver com o sistema original, proposto por rabinos judeus – e isso é bom, de certo ângulo. Esse livro de Fortune é uma mistura de Teoria & Prática, além de aplicar a Kabbalah como uma espécie de mapa psíquico.

Livro das Sombras (Sasha Fierce) - O Livro das Sombras, escrito por Sasha Fierce, é uma coleção de magias wiccan, feitiços pagãos, e magia negra e branca. O autor deste livro é um conhecido curandeiro espírita indiano. Ele usa magias diferentes para o tratamento com a ajuda de espíritos. Sasha Fierce é um grande especialista no estudo do mundo espiritual. Em seu livro, ele recolheu as magias mais eficientes e fáceis. Em seu Livro das Sombras existem descrições detalhadas dos feitiços de amor, velamágica, terra mágica, diferentes rituais. O livro pode ser muito interessante para os profissionais de magia. Com os feitiços deste livro, você pode ajudar a si mesmo e sua família a encontrara saúde, sorte e prosperidade

A Árvore da Vida (Israel Regardie) – Neste livro clássico, Israel Regardie traz à tona os maiores mistérios das diversas tradições que compõe o saber Arcano: a Magia Egípcia, a Yoga, a Cabala, a Alquimia, a Magia Sexual, tratando também do deus oculto, a mística entidade conhecida como Sagrado Anjo Guardião. Regardier também comenta o trabalho de Magos como Eliphas Levi, Francis Barretm, Blavatsky e Jamblico. Como resultado do empenho do autor, esta obra é considerada ainda hoje, sete décadas depois da sua primeira edição, um dos estudos mais abrangentes e de fácil entendimento acerca da prática da magia.

Autodefesa Psíquica (Dion Fortune) – Ataques Mágicos é um dos assuntos mais polêmicos quando se trata de Magia. Alguns dizem que é besteira, outros se dedicam obsessivamente ao assunto e terminam por destruir a si próprio. Um Ataque Mágico "genuíno" é algo complexo, que exige um certo envolvimento para ser perpetrado: por isso querer destruir outra pessoa é abrir as portas para a própria destruição. Aí entra esse outro livro de Dion Fortune, que envolve a Defesa Psíquica, mas naturalmente não foge de ensinar o Ataque. Um adendo sobre esse livro e outros dessa lista: ele é carregado de termos extraídos do Judaísmo e Cristianismo, que muitos podem não estar familiarizados, e que basicamente contradiz as correntes mais modernas de Magia.


A Golden Dawn (Israel Regardie) – A Golden Dawn, ou "Ordem Hermética da Aurora Dourada", foi fundada na Inglaterra em 1888 por William Robert Woodman (1828-1891), médico e maçom; William Wynn Westcott (1848-1925), coronel britânico, maçom e médico legista; e por S. L. MacGregor Mathers (1854-1928), estudioso de ocultismo. Sabe-se que a Golden Dawn foi uma das Ordens precursoras do renascimento do Paganismo nos últimos anos do século XIX e início do século XX. Ela influenciou muito os sistemas de estudo do ocultismo e da magia, e até hoje é referência para estudiosos e admiradores das forças ocultas. A Ordem teve membros famosos, como Oscar Wilde, Aleister Crowley, Gerald Gardner, entre outros. Nesta obra, Israel Regardie traz o relato original dos ensinamentos, dos rituais e das cerimônias da Aurora Dourada, com profundas revelações ao leitor.

O Livro de Thoth (Aleister Crowley) – Thoth foi, na verdade, uma das principais divindades egípcias, considerado o deus da sabedoria, da magia, da escrita e do tempo (sendo antecessor do deus grego Cronos).
Sua representação mais conhecida é a de um homem com a cabeça de uma íbis (a ave de bico longo), segurando em uma das mãos uma pena para escrever e na outra uma paleta de escriba. O deus Thoth foi o criador dos hieróglifos e da linguagem, e era tido como protetor dos escribas, dos médicos e dos sacerdotes.
Reza a lenda que o deus egípcio Thoth, desejando transmitir seus conhecimentos para a posteridade, teria registrado toda sua sagrada sabedoria em 78 lâminas (cartas). Estas lâminas continham figuras das demais divindades do Egito e símbolos astrológicos e ocultistas, e quando juntas formavam o Livro de Thoth, que seria nada mais nada menos que o Tarot Egípcio. Esse é um dos melhores livros sobre Tarot que você terá contato. Não apenas Tarot como um dos melhores métodos de Divinação, mas como uma forma de mapeamento psíquico, de ensinamentos de Magia Sexual, de desenvolvimento mágico e de canalização de energias. Os caminhos que os Arcanos Maiores representam fazem parte de uma jornada de auto-conhecimento que todo o Mago enfrenta – não necessariamente na ordem dos Arcanos. Ademais, o Tarot de Thoth é uma das mais importantes obras de Crowley, e mostra o conhecimento (como o nome deixa claro) que ele adquiriu sobre magia e misticismo egípcio – e é importante levar isso em conta ao iniciar o uso dele.

Ethos (Austin Osman Spare) – esse é o mais difícil de encontrar por aí, e foi traduzido e dividido entre seus capítulos. O principal deles é o Livro do Prazer, uma obra considerada “negra” e “narcisista” até por Crowley. Spare é considerado por alguns como o magista do século passado, à frente do próprio Aleister. Motivos para isso não faltam: o sistema estabelecido por ele rompeu violentamente com as tradições, ritos e cerimônias estabelecidas até então – até mesmo pela Golden Dawn, ordem que ele fez parte por um curto período de tempo. Spare integrou uma cultura “faça-você-mesmo” à Magia, e devolveu a ela o aspecto pessoal que fora abandonado, além de resgatar novamente a Feitiçaria, considerada até então por grupos de magia ocidental como “uma prática inferior”. A Magia do Caos é basicamente uma herança da ruptura causada por Spare.

Liber KKK/Liber MMM (Peter Carroll) – esse é a dupla de livros básicos da Magia do Caos. Tem um programa de treinamento completo, que discorre sobre os principais atributos mágico (Xamanismo, Divinação, Feitiçaria, e por aí vai). Tudo focado em resultados. É Magia encarada como uma Semi-Ciência, um excelente ponto de partida.


Liber Aba (Aleister Crowley) – outro clássico. Esse é a melhor compilação do trabalho mágico prático do sistema criado e difundido por Crowley. Apesar da simbologia pesada, fruto de uma mente enciclopédica, o livro possui programas mágicos extremamente bem delineados e claros – vai do Yoga às conjurações, passando por Armas Mágicas.

As Clavículas de Salomão (Carlinhos Lima) – Fonte primordial, celeiro da Magia Cabalística e origem de muitas das magias cerimoniais dos tempos medievais, as Clavículas sempre foram estimadas e valorizadas pelos escritores ocultistas, como uma obra da maior autoridade; e notáveis ocultistas mais próximos de nosso tempo, como o grande Eliphas Levi, Aleister Crowley e outros, tomaram como modelo para seus celebrados trabalhos. Um bom exemplo e a excepcional obra “Dogmas e Rituais da Alta Magia” de Eliphas Levi, que se baseou profundamente nas Clavículas. Na verdade, o buscador vai perceber facilmente que não só Levi se baseou nas Clavículas de Salomão, mas, foram muitos os que o tomaram como seu livro de estudo. E muitas versões, das Chaves de Salomão, trazem fragmentos de manuscritos antigos, como por exemplo, um hebreu antigo traduzido e publicado na Filosofia Oculta.. Deuses, Anjos, Demônios, Elementais, e por aí vai. Um sistema completo de Invocação e Evocação está aqui, com pentáculos, círculos de proteção e assim por diante. Tudo meio matemático demais, e pouco receptivo a aventureiros e erros graves. Ainda que a maioria das entidades descritas aqui tenham ligação com sistemas judaicos (isso era comum numa época que toda a sociedade era assombrada pela Inquisição), um pouco de sabedoria ajuda qualquer iniciado a reconhecer praticamente qualquer Deus de qualquer Mitologia dentro do sistema Goético descrito aqui.

Andando Entre Mundos / Entre Dois Mundos / Tocados pelo Fogo (Phil Hine) – esses três livros formam uma trilogia de Xamanismo Urbano e Moderno. São práticas para aguçar o Instinto, ouvir os Espíritos da Cidade, desenvolver novas linguagens, controle dos Sonhos, Vidência, paisagens urbanas e muito mais. Em uma realidade que uns 85% da população vive em áreas urbanas, metade em grandes metrópoles, esses três livros formam o trabalho ideal sobre Xamanismo Moderno. 

O Gatilho Cósmico (Robert Anton Wilson) – O Gatilho Cósmico' vem quebrar conceitos, dogmas e escancarar as portas em busca da verdade sobre o Universo e a humanidade inserida nele, nem que seja descoberto que a realidade é relativa e que existem inúmeros universos. Física Quântica, Magia, Ufologia, Biologia Molecular, Crowley, Jung, Xamanismo são algumas das técnicas de RAW para arrancar você do marasmo da sua realidade ilusória, questionando os ícones sagrados do saber, sejam eles religiosos ou científicos, indo a fundo nas causas e origens. Um livro que irá mostrar a você como ser uma pessoa livre e, ao mesmo tempo, como entender o universo que o cerca. Tenha em mente que a única certeza é que não há certezas absolutas, antecipando em várias décadas o entendimento da programação do cérebro humano e do Universo.


A Ascenção de Prometeus (Robert Anton Wilson) – esse é mais acadêmico e apresenta um sistema simbólico-psíquico moderno e completo, e por isso deve agradar os estudantes mais “sérios”. A teoria dos Oito Círculos da Consciência (desenvolvida em conjunto com Timothy Leary, ambos praticantes de Magia do Caos) é tão importante e significativa quanto a Kabbalah.

A Deusa Branca (Robert Graves) – Ao defender suas ideias, Graves empreendeu esta obra singular que constitui uma gramática histórica do mito poético. O escritor argentino Jorge Luis Borges sempre consultava A Deusa Branca, que foi publicado pela primeira vez em 1948. Trata-se de um escrito fundamental para a teoria da literatura, mas igualmente importante para a história das religiões, bem como para toda pessoa que quiser reconsiderar suas certezas mitológicas ocidentais, cristãs ou não, à luz de uma reflexão erudita e independente. Com efeito, é também indispensável para aqueles que se interessam pelo renascimento da religião da Deusa, por Wicca, por esoterismo e por simbolismo.O autor age como um arqueólogo de crenças e restaura os rudimentos perdidos e os princípios ativos da magia que governa os poetas. Sua argumentação parte de um acurado exame de dois poemas galenses do século XIII, nos quais ele encontra as chaves, genialmente ocultas, desse antigo mistério. Robert Graves traz à baila diversos tópicos: as raízes da chamada Tradição Hiperboreal, o cerne da cultura celta; a história evolutiva do alfabeto fonético ocidental; o percurso das principais rotas migratórias durante a Idade do Bronze, na bacia mediterrânea e no continente europeu ocidental; o arcaico culto da Deusa, das origens paleolíticas até o mundo mariano do cristianismo, passando pela mitologia grega e pela bruxaria medieval; o segredo do número da Besta, o 666; a revelação do secretíssimo Nome do Deus de Israel; além de muitas outras jóias preciosas. Sua leitura estimula uma reintegração de diversas tradições mitológicas. As teologias monoteístas, que exprimem as crenças judaicas, cristãs e muçulmanas, sempre difundiram uma pretensa ruptura radical entre elas e o mundo pagão. Robert Graves reencontra os liames que unem as tradições mitológicas com a elaboração semita das escrituras bíblicas.


O Homem e Seus Símbolos (Carl Jung) – apesar de toda a erudição e interpretação mitológica sem precedentes, Jung é ignorado pela Academia. Mas qualquer um com o mínimo de vontade de praticar Magia tem a obrigação de ler o suíço. Essa é uma das obras mais clássicas dele, ótima para entender como funciona a Psique com relação a interpretação simbólica.

Dogma e Ritual da Alta Magia (Éliphas Lévi) - Este é o primeiro tratado sobre magia ritual publicado pelo ocultista e mago Éliphas Lévi, a mais importante figura no moderno ressurgimento da magia cerimonial. Com base em fontes herméticas e cabalísticas, ele propõe, nesta obra clássica e magistral, uma dimensão superior, espiritual, para a prática da magia, tendo como meta a transformação espiritual do mago. Dividida em duas partes – a primeira sobre o dogma cabalístico e mágico, e a segunda consagrada à magia cerimonial –, esta obra demonstra seus profundos conhecimentos dos segredos e mistérios mágicos.


Fonte: Blogs de Ocultismo e Livrarias Virtuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário