sábado, 17 de junho de 2017

A Saúde e os efeitos das emoções negativas


A conexão entre corpo e mente é muito poderosa e embora não possa ser vista, os efeitos que sua mente pode ter sobre seu corpo físico são profundos. Não há dúvidas que uma atitude mental positiva resultará em um estado físico e emocional saudável.

Pense naquele momento em que seu coração esteve acelerado com a antecipação, o medo ou aquele sentimento que faz seu estômago revirar – repare como o resultado dos pensamentos e emoções são imediatos no corpo físico.
Mapa mostra reações do corpo a cada emoção, cores quentes indicam aumento de atividade biológica e as cores frias representam a diminuição.
Seus pensamentos e sentimentos estão relacionados a diferentes enfermidades, quando você fica doente, seu corpo está alertando que a sua maneira de pensar (consciente ou inconsciente) e viver está fora de sincronia com o que é benéfico para o seu próprio ser. À primeira vista pode não fazer sentido porque nós fomos educados a desvincular as emoções, a olhar para fora de nós mesmos, mas essa é a maior verdade que podemos e devemos (re)aprender.

Através da enfermidade o seu corpo está pedindo para que você encontre equilíbrio e harmonia, observando a si mesmo e o ambiente que está vivendo, é um processo de aprendizagem e crescimento. Nossas emoções e experiências são essencialmente energia e elas podem ser armazenadas na memória celular.

O gráfico a seguir foi baseado no livro Cure seu Corpo de Louise Hay, nele é demonstrado como certos padrões de pensamentos e atitudes afetam nosso corpo (tradução logo abaixo):
Gráfico da dor emocional

Áreas da dor e prováveis causas:


Pescoço: Inflexibilidade, recusa em ver outros lados da questão; teimosia.

Ombros: Representa nossa habilidade em suportar experiências da vida de maneira alegre. Fazemos da vida um fardo através da atitude.

Coluna: Representa suportar a vida.

Superior: Falta de apoio emocional. Não se sentir amado ou reter amor.

Meio: Culpa. Sentindo-se preso ao passado. “Saia das minhas costas”.

Inferior: Medo de dinheiro. Falta de suporte financeiro.

Cotovelos: Representa mudança de direção e aceitação de novas experiências.

Punhos: Representa o movimento e a facilidade.

Quadril: Medo de tomar decisões maiores. Nada o faz movimentar-se.

Joelhos: Orgulho, teimosia e ego. Incapacidade de dobrar-se. Medo e inflexibilidade. Não deixar ir.

Tornozelo: Inflexibilidade e culpa. Tornozelos representam a capacidade de receber prazer.

Joanetes: Falta de alegria em viver experiências na vida.

Como funciona:

O que acontece em nosso corpo é reflexo do nosso mundo interno. É possível trazer à consciência e integrar a mente ao corpo quando se está atento à vida e presente em si mesmo. Sua mente e seu corpo estão conectados e fazem parte de um único sistema. Através de uma mente sã você gasta menos energia durante o dia e pode usar esta energia acumulada para construir a vida que ama. Encontre seu equilíbrio.

Outras ligações:


Artrite: Não se sentir amado. Crítica e ressentimento.

Fraturas: Rebelião contra autoridades.

Bursite: Raiva reprimida.

Inflamações: Medo. Pensamento negativo.

Dor na articulações: Representa mudanças na direção da vida e a facilidade desses movimentos.

Perda de peso: Pensamento disperso, não está centrado.

Dor ciática: Sendo hipócrita, medo do dinheiro ou do futuro.

Hérnica de disco: Indecisão, sentindo falta de apoio.

Torção: Não quer se mover em uma determinada direção da vida. Raiva e resistência.

Fraqueza: Necessidade de um descanso mental.

Comece a observar como você reage ao mundo, pois a sua própria perspectiva diante de uma situação tem o poder final sobre o seu corpo. Caberá a você escolher entre permanecer negativo através de pensamentos destrutivos ou ter uma atitude mental positiva e lidar diretamente com os desafios através de um estilo de vida saudável e equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário