sábado, 15 de abril de 2017

Árvore da Vida de Skyrim

A mitologia de Elder Scrolls é vasta, as próprias divindades como em outras mitologias mudam de acordo com o tempo, os próprios livros do jogo algumas vezes trazem informações diferentes, o que acaba por chegar bem perto das mitologias reais.
Skyrim e a Kabbalah
Hochma (Sabedoria) - Esfera do Zodíaco - Akathosh, o deus Dragão

Akatosh foi colocado em Hochma pois ele foi o primeiro deus a se manifestar, é dito que após ele foi mais simples outras divindades surgirem. Alguns títulos da esfera como "Pai Supremo"ou "Pai Superior" se encaixam bem nele. Umas das imagens de Hochma é um homem barbado, assim como sua estátua.
Binah (Entendimento) - Esfera de Saturno - Mara

Mara esta em Binah como um par de Akatosh enquanto ele é o grande rei, ela é a grande rainha, é dito que ela é a parte feminina do cosmos, na mitologia do jogo alguns acreditam que Mara pode ter sido esposa de Akatosh e mãe de Arkay. Por coincidência um dos títulos da esfera é "Mãe Marah".

Daath (Conhecimento) - Alduin

Daath, o abismo é o desafio que deve ser superado, Alduin, destruidor de mundos.

Chesed (Misericórdia) - Esfera de Júpiter Stendarr

Chesed recebe o título de misericórdia, tem como arquétipo um rei justo e bondoso, Stendarr é claramente uma das faces de Chesed, representa e serve de inspiração para os reis e governantes em relação a justiça e misericórdia. O planeta Júpiter é a abundancia, o seu símbolo é a cornucópia o chifre da abundância, o chifre também é o de Stendarr.
Geburah (Severidade) - Esfera de Marte Arkay

Arkay foi um dos mais complicados, praticamente não tem atributos marcianos, porém seus seguidores sim, são guerreiros combatentes da necromancia. esse é um exemplo da destruição "positiva" o trabalho que Geburah faz. O amuleto de Arkay é vermelho sangue, a cor da esfera.

Tiferet (Beleza) - Esfera do Sol - Talos/Tiber Septim

Talos se encaixa em Tipheret, a esfera dos deuses que vivem com os mortais e dos grandes heróis solares, o mesmo planeta. O nome Talos, vem da mitologia cretense e quer dizer Sol, assim como o planeta zodiacal da esfera.  
Netzach (Vitória) - Esfera de Vênus - Dibella

Dibella é a deusa do amor e beleza em seus diversos aspectos inclusive artística. Mantendo semelhança com deusas como Vênus e Afrodite. Uma das imagens da esfera é uma bela mulher nua, o que aparece nas estátuas de Dibella. Luxúria é o vício da esfera.
Hod (Glória) - Esfera de Mercúrio - Zenithar e Julianos 

Tanto como Zenithar como Julianos pode ser relacionados a Hod, enquanto Zenithar tem a ver com o comércio e comunicação como o famoso Hermes/Mercúrio e com seus seguidores pregando a honestidade, o oposto do vício ligado a esfera. E Julianos representa a parte lógica e racional da esfera, deus da razão e sabedoria. 

Yesod (Fundamento) - Esfera da Lua - Kynareth 

Pode-se dizer que Kynareth é a deusa do plano espiritual, que é chamado de "céu", ela é a mais forte entre os espíritos de lá, rege as criaturas invisíveis.  É dito que ela cedeu um espaço do seu reino para que fosse criado o plano dos mortais, reforçando pela relação de proximidade de Lua e Terra.

Malkuth (Reino) - Esfera dos Elementos - Skyrim

Malkuth, esfera chamada de Reino, o plano terrestre, material, também simbolizado pelo dragão que é a junção dos 4 elementos.
Os Nove










Pilar da Severidade (Esquerdo): Mara, Arkay e Zenithar
Pilar do Centro: Kether (Branco), Alduin, Talos, Kynareth e Skyrim
Pilar da Misericórdia (Direito): Akatosh, Stendar e Dibella


Ps: Como tudo é fractal é normal algumas divindades terem atributos de mais de uma esfera. 

Arkay é senhor da vida e da morte, tem um aspecto saturniano, poderia estar em Binah, alguns dizem que Arkay é filho de Mara, portando ficou em Geburah localizado junto dela na esfera da severidade.  

Talos pode muito bem se encaixar em Geburah ele foi um grande guerreiro, até o amuleto dele é marciano, um machado e assim como a espada, da qual ele é retratado em suas estátuas. O Dragonborn pode se encaixar em Tipheret.

Apenas Zenithar aparece na imagem da árvore em Hod, o motivo é apenas falta de espaço para colocar Julianos junto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário