sábado, 11 de março de 2017

Tribo Senoi - O povo do Sonho

A tribo Senoi ou Saki como eram conhecidos é um rustico e muito pacifico povo, sem tecnologia e nem escrita que ficam localizados no centro da Malásia e ficaram conhecidos por causa do antropólogo Kilton Stewart, eles não seriam muito diferentes dos outros se não fosse um detalhe interessante: Tudo que eles fazem é baseado nas experiências que eles tiveram em seus sonhos, isso fez eles serem conhecidos como "O Povo do Sonho".

Todas as manhãs as famílias se reúnem para contar seus sonhos e discutí-los, até as crianças fazem isso, já que desde quando estão aprendendo a falar são instruídas a fazer isso.

A partir disso são tomadas muitas decisões, como por exemplo quando a terra deve ser semeada, além disso os sonhos influenciam também as danças, arte e até religião.
Nome das crianças que vão nascer e diagnóstico de doenças também são decididos por sonhos, outro fato interessante é que os jovens encontram suas futuras esposas antes em sonhos e depois vão encontra-lás.

Eles também acreditam que enquanto sonham podem entrar em contato com seres espírituais, os Gurag, esses que podem ensinar muitas coisas e até dar poderes especiais(quem sabe que podem ser usados especificamente nos sonhos).

Eles ensinam que quando você encontra um perigo no sonho deve enfrentá-lo, os pais ajudam muito nisso, fazendo a criança lutar contra esse medo no sonho, por exemplo se em uma criança sonha que é atacada por algum animal os pais dizem que da próxima vez é ele deve atacar o animal, assim enfrentando seu medo e se tornando crianças mais fortes.

Todos esses conjuntos de ações fazem no mínimo esse povo ter a capacidade de controlar os sonhos, ou como conhecemos o efeito do Sonho Lúcido.

Embora alguns anos depois o trabalho de Kilton Stewart tenha sido refutado por outros antropólogos, a história do modo de viver dos Senoi, ainda é muito valiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário