quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A História das Marcas: AXN


Aventura, suspense, adrenalina, esportes radicais e muita ação. Esta foi a receita de sucesso que o canal por assinatura AXN resolveu exibir em sua tela. Afinal, o canal virou moradia para séries que arrebatam milhões de telespectadores para frente da televisão como LOST, CSI, ER, Charmed, The Shield, entre outras. No canal AXN o telespectador não apenas assiste sentado confortavelmente em seu sofá, se envolve.


A história


A história do canal começou quando a Sony Pictures Entertainment, empresa fundada em 1989, resolveu lançar no continente asiático um novo canal por assinatura, que seria totalmente financiado através de comerciais. No dia 22 de maio de 1997, estreou na região da Ásia, além da Índia, o Action Extreme Network, um canal 24 horas com programação baseada em séries de ação e aventura; e filmes de ação, aventura e ficção. A programação altamente qualificada, dedicada ao melhor da ação e aventura, gênero mais visto no mundo, foi o principal fator inicial da popularidade do canal na Ásia, conquistando assim milhões de telespectadores, especialmente os jovens entre 18 e 34 anos.
Pouco tempo depois, com a expansão internacional surgiu a idéia de transferir ao nome um valor conceitual para que este fosse lançado em novos mercados, facilitando a pronúncia e sua difusão pelo público. Assim foi utilizado as primeiras letras de cada palavra, a exceção de “Extreme”, que foi representada pelo X. Nascia assim, o AXN. Devido ao enorme sucesso, especialmente junto ao público jovem, o canal começou sua expansão pouco depois com seu lançamento na Espanha (1998), América Latina (1999), Israel (2000), Portugal (2002), Alemanha (2004), Coréia do Sul (2005) e Itália (2005).

O AXN, sempre foi um canal de 2ª importância, ficando bem atrás de outro canal da sua controladora, o Sony Entertainment Television. Essa condição mudou completamente em 2005, quando a série LOST, ao invés de ir para a grade de programação do Sony Entertainment Television, foi exibida pelo AXN. Em agosto, sua programação foi enriquecida com a transferência do canal Sony de séries de extremo sucesso, como por exemplo, CSI Miami, CSI NY, Alias, Las Vegas e Law & Order: Criminal Intent. Em 2007, o AXN apresentou várias novidades com o lançamento de novos canais como o AXN CRIME (especialmente desenvolvido para apresentar uma programação baseada em séries aclamadas e filmes que tinham como tema grandes crimes e suspense) e o AXN Sci-Fi (um canal com programação voltada para séries e filmes de ficção científica), ambos criados para o mercado europeu.

Pouco depois, em 2008, um novo canal foi lançado, inicialmente no continente asiático: AXN BEYOND (que exibe em sua programação filmes e séries de terror, sobrenatural, para-normalidade e ficção). No início de 2009, foi lançada em alguns mercados mundiais, a versão em alta-definição do canal (batizada de AXN HD). Apesar de ser considerado um canal relativamente novo, o AXN HD é um simulador da versão normal, em que a programação é a mesma mudando apenas a qualidade e o formato na versão em alta definição. Recentemente, em 2011, foi lançado, inicialmente no mercado português, o AXN BLACK, um canal dedicado a conteúdos televisivos mais seletos, e com diferentes origens, tornando-se um palco preferencial de séries de televisão não norte-americanas.

No Brasil o canal foi lançado oficialmente no dia 1 de agosto de 1999, em substituição ao antigo TeleUno, exibindo filmes campeões de bilhweteria, ótimas séries de drama e ação, além de reality shows de tirar o fôlego. Atualmente possui em sua grade de programação séries famosas e de enorme sucesso, como por exemplo, LOST, CSI, CSI: Miami, CSI: NY, Raising The Bar, The Shield, The Amazing Race, Law & Order: Criminal Intent, Las Vegas, The Dead Zone, Criminal Minds, Kidnapped, Alias, Hack, Kingdom Hospital, The Collector, NCIS, Jericho e Dirty Sexy Money. Além disso, o canal exibe Action!, uma sessão de filmes de ação que faz enorme sucesso junto ao público jovem; AXN BEATS, videoclipes de 3 a 5 minutos e especiais sobre artistas e seus gêneros musicais particulares; AXN FLIX, que mostra os bastidores e making-off de grandes lançamentos do cinema e das novas séries do canal; e AXN SHOW ROON, que mostra como são fabricados e montados grandes novidades do mundo automotivo e tecnológico, como por exemplo, carros e aparelhos celulares.


A evolução visual


Recentemente o AXN passou por um rebrand, ganhando uma nova identidade visual, que deixou de lado o logotipo chapado para apresentar efeitos em 3D. A marca ganhou ares dinâmicos e modernos.
Os outros canais do AXN também acompanharam a identidade visual da marca mãe.


Os slogans


Get Stuck in AXN.
The Action Channel.
The Heart of Action + Adventure.
Quality Entertainment with an edge.
The best dramas.
 (Japão)
Desafia o perigo! (Brasil)
A vida é uma aventura. (antigo, Brasil)

Dados corporativos

● Origem: Japão
● Lançamento: 22 de maio de 1997
● Criador: Sony Pictures Entertainment
● Sede mundial: Cingapura
● Proprietário da marca: Sony Pictures Entertainment Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Michael Lynton
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: + 130 milhões
● Presença global: + 60 países
● Presença no Brasil: 
Sim
● Funcionários: 1.000
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Canal de televisão por assinatura
Principais concorrentes: Warner Channel, Universal Channel e HBO
Ícones: A série LOST
Slogan: Get Stuck in AXN.
Website: www.axn.com


A marca no mundo


Hoje em dia, o canal AXN está presente em mais de 130 milhões de casa em 60 países, sendo um dos canais por assinatura que mais crescem no mundo, tanto em assinantes como em audiência. O canal possui expressiva audiência no continente asiático (especialmente na Indonésia, China, Índia, Taiwan e Japão) e na América do Sul. Somente na América Latina, a estimativa é de que pelo menos o canal tenha mais de 250 milhões de espectadores.

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Fonte: Mundo das Marcas

Nenhum comentário:

Postar um comentário