quarta-feira, 2 de julho de 2014

Cientistas descobrem identidade do Pé-Grande

Pesquisadores cruzaram amostras que seriam do monstro e indicam que criatura é um espécie de urso
RIO - A lenda do Pé-Grande pode estar com os dias contados. Um grupo de cientistas da Universidade de Oxford analisou 30 amostras de DNA retiradas de pelos que seriam da criatura, doados por museus e entusiastas, e afirma que o temido monstro deve ser apenas uma espécie desconhecida de urso.
As pegadas deixadas por espécie de urso geraram
estudos sobre a lenda do Pé-Grande
 - AFP

Durante a pesquisa, as amostras encontradas pelos grupos, muitas vezes, eram de animais conhecidos que não teriam qualquer relação com a descoberta de uma nova espécie. Pelos de ursos, vacas, cães e cavalos passaram-se como o do Pé-Grande entre entusiastas e pequenos museus. A análise de DNA foi feita até num chumaço de cabelo encontrado no Texas. E era só cabelo humano mesmo.

Ao restringir a pesquisa geograficamente, os pesquisadores encontraram dois pelos da Índia e do Butão que seriam de uma espécie desconhecida, provavelmente um primo distante de um urso polar ou um híbrido de espécies locais e urso pardo.
"Se estes ursos estão amplamente presentes no Himalaia, eles podem muito bem contribuir para o fundamento biológico da lenda do Pé Grande", afirma a pesquisa publicada na revista "Proceedings da Royal Society B".

O grupo de Oxford pretende, com o estudo, colocar um ponto final nas especulações excêntricas ligadas à lenda do Pé-Grande.
O cientista Bryan Sykes, da Universidade de Oxford, reuniu 30 amostras
para desmitificar a lenda do Pé-Grande - 
Production Company / AP
"As técnicas descritas aqui colocam fim a décadas de ambiguidade sobre a identificação das amostras de espécies anômalas de primatas e estabelecem um padrão rigoroso contra julgamentos e reclamações futuras", disseram os pesquisadores no estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário